Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve

URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve: "



A chamada urina de 24 horas é uma análise urinária ainda muito usada por diversos médicos para avaliar algumas alterações renais. Neste texto vamos explicar o modo correto de colher este exame, quais os seus objetivos e apontar suas vantagens e desvantagens.



Como colher a urina de 24 horas



Se você chegou até este texto é porque provavelmente o seu médico solicitou uma urina de 24 horas. Então, antes de falarmos da utilidade do exame, vamos primeiro explicar o modo correto de fazer esta análise da urina.



A urina de 24 horas é nada mais do que aquilo que o próprio nome diz: uma coleta de urina que dura 24 horas.



Instruções:



1.) O análise terá que ser feita durante 24 horas, portanto, o primeiro passo é escolher qual o intervalo é mais confortável para que você colha a urina. O ideal é sempre escolher o horário em que você normalmente acorda. Vamos usar o horário de 7 horas da manhã como exemplo para o resto das instruções.



2.) Imaginemos que você irá começar a coletar a urina hoje. Ao acordar às 7h, você deve esvaziar a bexiga, urinando normalmente no vaso sanitário. Portanto, a primeira urina do dia deve ser desprezada. O exame começa na hora em que se esvazia a bexiga pela primeira vez no dia.



Mas se o exame começa às 7 da manhã, por que então desprezar a urina a esta hora?



Porque a urina que estava dentro da sua bexiga às 7h não foi produzida às 7h, mas sim durante toda a madrugada, desde a última vez que você urinou. Portanto, esvaziando-se a bexiga, colheremos apenas a urina produzida a partir das 7h da manhã.



3) Depois de esvaziar a bexiga, toda e qualquer urina deve ser guardada em um recipiente. Não importa o volume. Qualquer gota conta. Se for evacuar, não pode urinar no vaso. Se estiver tomando banho, não pode urinar no banho. Se for sair à rua, leve o recipiente junto ou não urine até voltar para casa.



O recipiente com a urina deve ser armazenado em temperatura ambiente ou dentro da geladeira.



Por motivos óbvios, indicamos a coleta do exame durante o Domingo. Deste modo você não precisa levar o recipiente para o o trabalho e ainda consegue entregá-lo no laboratório na Segunda-feira de manhã.



Se houver qualquer perda na urina o ideal é abortar a coleta, desprezando o que já foi colhido, e reiniciá-la no dia seguinte. Uma pequena quantidade de urina perdida já é suficiente para causar erros no resultado final.



Se você colheu a urina de modo errado e não comunicou o seu médico, quem sofrerá as consequências será você mesmo, pois o médico ira tomar decisões baseadas em um resultado errado.



4) Você deve colher toda urina até as7h do dia seguinte, incluindo esta última. Se você por acaso acordou mais cedo e urinou às 6h, procure beber água para conseguir urinar de novo quando der 7h. Lembre-se, o exame começa quando você esvazia a bexiga às 7h, e termina quando a esvazia de novo, também às 7h. A coleta da última urina pode ter uma tolerância de 10 minutos para mais ou para menos (entre 6:50h e 7:10h)



5) Uma vez terminada a coleta de 24h, o recipiente pode ficar em temperatura ambiente por até 48h. Porém, quanto mais cedo ele for entregue no laboratório, melhor.



Por que colher urina de 24 horas e não apenas uma amostra?



A urina de 24 horas é uma exame solicitado para quantificar determinadas substâncias na urina. O EAS (urina tipo I), que é o exame de urina mais comumente solicitado, feito através de amostra, apenas detecta a presença ou não de determinadas substâncias, não sendo capaz de quantificá-las de modo acurado (leia:



EXAME DE URINA | Entenda os seus resultados).Como a excreção de determinadas substâncias na urina varia muito dependendo da hora do dia, colher apenas uma amostra torna-se um exame muto falho e de difícil padronização. Quando se usa um longo período de tempo para a coleta, como 24 horas, essas variações naturais acabam sendo minimizadas.



Para que serve a urina de 24 horas?



Mais de 90% dos pedidos de urina de 24h são feitos para se avaliar duas situações:



1.) Clearance de creatinina: O clearance de creatinina é basicamente a taxa de filtração dos rins, ou seja, a medição de quantos mililitros de sangue os rins filtram por minuto. É o principal modo de avaliar a função renal. Leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento para saber mais sobre o clearance de creatinina e a taxa de filtração renal.



2.) Proteinúria: chamamos de proteinúria a presença de proteínas na urina, fato que só ocorre quando os rins estão doentes. O EAS (urina tipo 1) é capaz de detectar a presença de proteínas na urina, não consegue quantificá-la com exatidão. Além das proteínas totais, a urina de 24h também pode dosar a albumina na urina, chamada de albuminúria.



Leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA para saber mais sobre proteinúria.



Além do cálculo da função renal e da quantificação da proteinúria, a urina de 24 horas também pode ser usada para quantificar as seguintes substâncias:



3.) Sódio urinário - é um modo indireto de se avaliar a quantidade de sal que o paciente consome. Muito útil na:

- Cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Causas e Sintomas)

- Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA) | Sintomas e tratamento)

- Casos de edemas (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento)



4.) Cálcio urinário - importante na avaliação dos pacientes com cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas, causas e tratamento)



5.) Ácido úrico urinário - importante para os pacientes com gota e/ou ácido úrico elevados (leia: GOTA | ÁCIDO ÚRICO | Sintomas e dieta) e para os pacientes com cálculo renal a base de ácido úrico.



Este texto está em construção. Data de conclusão prevista para 08.09.2010
"

0 comentários:

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também