Torna-te leitor do blog

Coloca aqui o teu e-mail para te inscreveres:

ATENÇÃO: clicar no link da mensagem que recebe na caixa de e-mail para validar (ver também no spam)

domingo, 5 de maio de 2013

É GRAVIDEZ OU MENSTRUAÇÃO?

É GRAVIDEZ OU MENSTRUAÇÃO?: Os primeiros sintomas da gravidez podem ser muito pouco específicos, parecendo-se bastante com os sintomas pré-menstruais. É possível, inclusive, que a gestante nos primeiros dias de gravidez apresente sangramento vaginal, fazendo com que a mesma ache que menstruou. Não é incomum encontrarmos casos de mulheres que só descobrem estar grávidas após 3 ou 4 meses de gestação, simplesmente porque confundiram os sintomas inicias de gravidez e pequenos sangramentos vaginais com os seus sintomas pré-menstruais e com a menstruação propriamente dita.



Neste artigo vamos tentar mostrar as diferenças entre os sintomas de gravidez e menstruação. Para facilitar a leitura, iremos redigir o texto em forma de perguntas e respostas.



É possível menstruar durante a gravidez?



Não, a gestante pode apresentar sangramentos vaginais durante a gravidez, mas tecnicamente ela não menstrua.



Por que o sangramento da gestante não pode ser considerado menstruação?



Durante o ciclo menstrual, as células da parede do útero (chamada endométrio) se proliferam, fazendo com que o útero fique mais espesso e com camadas altamente vascularizadas. O endométrio se expande para se tornar um local propício para receber um óvulo fecundado e iniciar uma gravidez. Se a mulher ovula e esse óvulo não é fecundado, o estímulo para a expansão e manutenção desta espessa parede uterina desaparece, fazendo com que todo esse tecido que cresceu durante toda a primeira metade do ciclo menstrual pare de receber suprimentos de sangue e acabe por desabar. A menstruação, portanto, não é exatamente uma perda de sangue, mas sim a eliminação de tecido uterino junto com vasos sanguíneos e coágulos.



Durante a gravidez, a parede do útero não desaba, caso contrário, o feto seria levado junto, caracterizando um abortamento. Logo, qualquer sangramento que ocorra na gravidez não pode ser considerado menstruação.

Para entender melhor o ciclo menstrual, leia:

- CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL

- PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR
Quais são as causas de sangramento no início da gravidez que podem ser confundidas com menstruação?



Entre 20 a 40% das gestantes apresentam pelo menos um episódio de sangramento vaginal durante o primeiro trimestre de gravidez. As causas são várias, incluindo implantação do ovo (óvulo fecundado) no útero, variações hormonais, lesões ou feridas na vulva, vagina ou útero, abortamento, ameaça de abortamento, gravidez ectópica, etc.

Para saber mais detalhes sobre sangramentos no iníco da gestação, leia: SANGRAMENTO NO INÍCIO DA GRAVIDEZ
Como saber a diferença entre menstruação e sangramento da gravidez?



A principal dica é uma alteração das características habituais e do tempo de sangramento menstrual. Se você está em idade fértil, teve relações sexuais recentemente sem a devida proteção anticoncepcional (seja camisinha, pílula ou qualquer outro método contraceptivo) e apresentou um sangramento vaginal diferente daquele que está habituada a ver, isso pode ser um sinal de gravidez.

Gravidez ou menstruação?


Os sangramentos da gravidez costumam ser vermelho vivo, exceto em causas como gravidez ectópica e abortamento completo, quando o sangramento é mais escurecido. De qualquer modo, as características do sangue costumam ser bem diferentes da menstruação.



Então, é fácil distinguir uma menstruação de um sangramento vaginal durante a gravidez?



Nem sempre, principalmente se a mulher ainda não sabe que está grávida. As características do sangramento menstrual são diferentes de mulher para mulher. Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão a menstruar normalmente.



Três questões devem ser levadas em conta na hora de distinguir sangramentos vaginais:

1. O sangramento está vindo na data esperada da menstruação?

2. O sangramento tem a mesma duração e volume habituais da menstruação?

3. As características do sangue são semelhantes às da menstruação?



Se você respondeu sim para pelo menos 2 das 3 perguntas, a chance de ser apenas menstruação é bem grande.



Quais são os outros sintomas de gravidez que se parecem com os sintomas da menstruação?



Alguns sintomas pré-menstruais, como cólicas, retenção de líquido, aumento dos seios, varição do humor e outros, podem ocorrer tanto em uma gestação inicial como no período pré-menstrual. A dica aqui é a mesma usada para distinguir os sangramentos: comparar as caraterísticas dos sintomas. Habitualmente, os sintomas da gravidez podem ser parecidos, mas não são iguais aos do período pré-menstrual.



Nós médicos costumamos brincar dizendo que um dos sintomas de gravidez é o sexto sentido feminino dizer para a mulher que ela pode estar grávida. Essa é uma dica importante. Quando a mulher acha que há algo de diferente no seu padrão menstrual ou nos sintomas pré-menstruais, a não ser que ela não tenha tido relações sexuais recentemente, o ideal é sempre fazer um teste de gravidez para tirar a dúvida, principalmente se a menstruação estiver atrasada.

Para saber mais sobre os sintomas de gravidez e menstruação, leia:

- PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ

- POSSO ESTAR GRÁVIDA?

- TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL | Sintomas da TPM
Menstruação atrasada é sempre sinal de gravidez?



Claro que não. Se por um lado, toda gravidez obrigatoriamente causa atraso menstrual, o oposto não é verdadeiro. Nem todo atraso menstrual é sinônimo de gestação em curso. Há várias causas para o atraso menstrual, incluindo estresse emocional. Portanto, se a sua menstruação atrasou alguns dias, podem haver outras explicações que não uma gravidez. Porém, toda mulher sexualmente ativa com atraso menstrual maior que uma semana deve fazer um teste de gravidez para descartar uma gestação.



Tentar saber somente pelos sintomas se você está grávida ou não costuma ser muito pouco eficiente. Vira um jogo de adivinhação. O diagnóstico de gravidez é feito com exames e não com bola de cristal.



O correto a ser fazer é o seguinte: se a sua menstruação atrasou e você suspeita que possa estar grávida (mesmo que a suspeita seja bem ligeira), faça o teste de gravidez. Com pelo menos uma semana de atraso menstrual, a maioria dos testes tem uma taxa de acerto elevadíssima.

Para saber mais sobre o diagnóstico da gravidez, leia:

- TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA

- COMO SABER SE ESTOU GRÁVIDA?

- SINTOMAS DE GRAVIDEZ | TESTE DE GRAVIDEZ

13 comentários:

Stephanny disse...

Gente, é o seguinte. Transei com o meu namorado no dia 1 desse mês e
a camisinha estourou. Ele pediu que eu tomasse a pds e tomei depois
de 16 horas. Minha menstruação chegou 4 dias após eu ter tomado a
pílula. Porém, dia 18 nós transamos de novo, dessa vez sem camisinha.
Fiquei com medo e tomei a pds outra vez, mesmo sabendo que a
eficácia iria diminuir e isso iria me prejudicar. Mas aí aconteceu ontem de novo, dia 22 sem camisinha (todas essas vezes sem camisinha ele
gozou fora, mas eu sei que o líquido pré-seminal pode fecundar), mas
como eu já havia abusado do uso da pds, eu não tomei outra. Bom,
para o meu alívio, na madrugada do dia 25 minha menstruação
chegou. Veio diferente, pouco sangue mas vinha cheia de coágulos
enormes e eu senti muita cólica! Muita mesmo. Mas no outro dia o fluxo de sangue foi se normalizando até agora, porém os coágulos
sempre presentes. Hoje a menstruação tá como se fosse ir embora, já
está pouquinha. O problema é que vi aqui que algumas grávidas
menstruam e vi sobre a nidação. Mesmo que o sangramento que eu
tive tenha sido intenso e com muitos coágulos (e bem grandes), ainda
estou insegura. O que vocês me dizem em relação a isso? Agradeço pelas opiniões, obrigada. PS: minha menstruação acabou ontem, dia
28,
ao todo foram 4 dias, mas geralmente dura 6. Isso é devido a pílula do
dia seguinte? E agora estou sentindo cólicas, dores nas pernas e meu
cabelo tá caíndo MUITO.

juliane !!! disse...

Olha a PDS geralmente coloca a menstruação para durar 10 dias, mas faz um teste de farmácia, e bem baratinho e tira sua dúvida ou consulte o ginecologista ou um farmacêutico pq vey seu cabelo ta caindo n e normal n eu já tomei PDS e n aconteceu isso n. Só mt cólica msm.

Fabiana Carvalho disse...

Olá no dia 5/11 minha menstruação desceu e no dia 12 /11 foi embora e no mesmo dia tive relações cm meu namorado 3 vezes e no outros dias também e no 4/13 tive um pequeno sangramento que durou até hoje 8/12 e meu período de menstruação durar 7 dias normalmente e eu tive enjôos colica tontura prisão de ventre e por esses motivos posso estar grávida ? Me ajudem 😩😭

Fabiana Carvalho disse...

Olá no dia 5/11 minha menstruação desceu e no dia 12 /11 foi embora e no mesmo dia tive relações cm meu namorado 3 vezes e no outros dias também e no 4/13 tive um pequeno sangramento que durou até hoje 8/12 e meu período de menstruação durar 7 dias normalmente e eu tive enjôos colica tontura prisão de ventre e por esses motivos posso estar grávida ? Me ajudem 😩😭

Fabiana Carvalho disse...

Ola 5/11 minha menstruação desceu e foi embora no dia 12/11 e no mesmo dia tive relações cm meu namorado 3 vezes e outras vezes também e de uns dias pra cá vim sentindo enjôos prisão de tonturas dos na barriga no peito etc .. No dia 4/12 tiver um pequeno sangramento que durou até hoje 8/12 com esses motivos posso estar gravida ? Me ajudem 😩😭

Fabricia Dos Santos disse...

Tomei indux por 2 meses e parei nesse mes a montra veio so 3 dias e com uma cor mais viva ..6 dias apos ter ido embora to sentindo colicas e nao faço o uso de anticoncepcional nem camisinha posso estar gravida?

fabiane nogueira disse...

Oi, minha mestruacao esta atrasada a 10 dias, fiz 2 testes de farmacia e eles deram negativo e ontem fiz uma ultratransvag e o medico disse q meu endometrio esta espessado com 21 mm. Posso estar gravida?

tabanika Pereira disse...

Tem de aguardar mais uns dias e repetir teste

Unknown disse...

Olá, eu estava a espera da minha mestruacão no dia 17 de Agosto. Não veio. No dia 26 apareceu o que me pareceu ser o normal. Fiz análises e o resultado BETA HCG 12,4MUI,ml. Não percebo nada destés resultados. Estarei ou não gravida. ? Só tenho consulta daqui a uma semana que desespero.

Rosa Sousa disse...

OLA EU AMESTRUEI DIA 13/10 E HOJE DIA 12/112015 NADA DA AMESTRUACAO VIM POSSO ESTA GRAVIDA EU ESTOU SENTIDO DOR NA BARRIGA E TONTA

MEM AJUDEM

raquel disse...

Oi..sou Raquel,Minha mestruação veiu dia 29/10 quando foi dia 30 tomei injeção para ir embora,quando foi dia 02/11 tive relação com meu marido..Depois disso tive um pequeno sagramento dia 14/11 que durou uns 7 dias,mais sujava apenas o papel higienico.Agora dia 26/11 a mestruação desceu bem fraca e dia 29/11 não desceu mais.Será que estou gravida?

Anita Araújo disse...

Provavelmente eh efeito da população pois n pode tomar outra dentro de seis meses

Anita Araújo disse...

Provavelmente eh efeito da população pois n pode tomar outra dentro de seis meses

Mensagens populares

Partilhando

A minha Lista

Links para este blog

Pesquisa doenças pelo corpo

Filme cerimónia final de curso - Versão apresentada

Comentem aqui também